Regras

Regras da Federação Portuguesa de Ténis (clique aqui e veja as regras)

Anexo V (pagina 26 e 27)
PROCEDIMENTOS E MÉTODOS DE PONTUAÇÃO ALTERNATIVOS
Os métodos alternativos listados no Anexo V podem ser usados.

PONTUAÇÃO NUM JOGO (Regra 5):
MÉTODO DE PONTUAÇÃO “SEM VANTAGEM” (NO‐AD) Num jogo “Sem vantagem” a pontuação é marcada como se segue com o resultado do servidor a ser indicado em primeiro lugar: Sem pontos ‐ “Zero”
Primeiro ponto ‐ “15”
Segundo ponto ‐ “30”
Terceiro ponto ‐ “40” 
Quarto ponto ‐ “Jogo”
Se ambos os jogadores/equipas ganharam três pontos cada, o resultado será “Iguais” e um ponto decisivo terá de ser jogado. O recebedor(es) escolherá se prefere receber o serviço do lado direito ou do lado esquerdo do campo. Em pares, os jogadores da equipa que recebe não podem mudar de posições para receber este ponto decisivo. O jogador/equipa que ganhe o ponto decisivo ganhará o “Jogo”. Em pares mistos, o jogador do mesmo género do servidor terá de receber o ponto decisivo. Os jogadores da equipa que recebe não podem mudar de posições para receber o ponto decisivo.

PONTUAÇÃO NUM SET (regras 6 e 7):
1. SETS “CURTOS” O primeiro jogador/equipa que ganhe quatro jogos ganha esse set, desde que tenha uma margem de dois jogos sobre o adversário(s). Se o resultado alcança um empate a quatro jogos, jogar-se-á um tie-break. Alternativamente, (por decisão da entidade sancionadora) se o resultado alcança um empate a três jogos, jogar-se-á um tie-break
2. TIE-BREAK SET CURTO Apenas quando se jogam sets curtos, pode ser usado um “tie-break set curto”. O primeiro jogador/equipa que ganhar cinco (5) pontos ganha o jogo e o set, com um ponto decisivo se o resultado chegar a quatro (4) igual. A ordem e o número de serviços sera decidido pela entidade sancionadora. Os jogadores/equipas apenas mudarão de lado após terem sido jogados os primeiros quatro (4) pontos.
3. TIE-BREAK DECISIVO (7 PONTOS) Quando o resultado num encontro é um set igual, ou dois sets iguais à melhor de cinco sets, um tie-break será jogado para decidir o encontro. Este tie-break substitui o set final decisivo. O jogador/equipa que primeiro ganhe sete pontos ganhará este tie-break e o encontro desde que tenha uma margem de dois pontos sobre o adversário(s).
4. TIE-BREAK DECISIVO (10 PONTOS) Quando o resultado num encontro é um set igual, ou dois sets iguais à melhor de cinco sets, um tie-break será jogado para decidir o encontro. Este tie-break substitui o set final decisivo. O jogador/equipa que primeiro ganhe dez pontos ganhará o tie-break e o encontro desde que tenha uma margem de dois pontos sobre o adversário (s).
Nota: Quando se use o tie-break decisivo para substituir o último set: • A ordem original de serviço mantém‐se. (Regras 5 e 14) • Em pares, a ordem de servir e receber dentro da equipa poderá ser alterada, como no início de cada set. (Regras 14 e 15) • Antes do início do tie‐break decisivo haverá um intervalo de 120 segundos. • Não se mudarão bolas no início do tie‐break decisivo mesmo se fosse altura para tal.

MUDANÇA DE LADO (Regra 10): 
Durante um tie-break, os jogadores mudarão de lado após o primeiro ponto e posteriormente após cada quatro pontos.

O LET DURANTE UM SERVIÇO (Regra 22): 
REGRA “SEM LET” Esta alternativa é jogar sem a Regra 22.a do let no serviço, segundo a qual um serviço que toque a rede, a cinta ou a tela, está em jogo. Por decisão da entidade sancionadora, quando se jogar pares combinando o método de pontuação sets curtos com o método “sem vantagens” e com a regra “sem let” qualquer dos jogadores da equipa recebedora poderá devolver um serviço que toque a rede, a cinta ou a tela e caia dentro do “quadrado de serviço” correcto.