Após quase 12h de ténis (das 9h as 20h20) no dia 7/7/18 decorreu o 4º Open de Ténis Amador Cidade da Guarda (5º evento do Circuito Distrital de Ténis Amador (CDTA) de 2018), mais precisamente nas piscinas municipais. 10 Jogadores oriundos dos concelhos da Guarda, Penedono, Sabugal e um deles residente no Brasil mas de férias na região participaram no evento num dia marcado pelo muito calor mas graças as bebidas frescas disponibilizadas foi possível realizar a 1ª fase por grupos com muitos jogos competitivos de onde saíram os apurados para a fase a eliminar que so se pode iniciar ja depois das 16h, os quartos de final.
As Meias Finais foram jogadas pelo Paulo Sousa (do Sabugal) vs Filipe Sanches (de Valhelhas) e na outra Duarte Vaz (da Guarda) vs David Neto (do Sabugal). Em ambos os casos os 1º vencerem por 2-0 apurando-se para a grande final. No ultimo encontro o jovem guardense, Duarte Vaz, que se encontra num bom momento de forma e superou assim Paulo Sousa (do Sabugal) por 2-0 que também se apresentou mais cansado para a final em virtude de ter realizados mais um encontro do que o Duarte o que fisicamente poderá ter pesado negativamente para o seu desempenho embora seja totalmente justa a vitoria do Duarte Vaz pois ele demonstrou em todo o torneio uma grande qualidade tenística.
A organização ofereceu a todos os inscritos produtos do Bar do Ténis e foram distribuídas as bolas do torneio pelo atletas. O vencedor e o finalista receberam um troféu cada um pelo lugar alcançado neste torneio. A organização deste evento só foi possível graças ao apoio incondicional das Piscinas Municipais e respectivo Município da Guarda. O próximo torneio do Circuito Distrital (CDTA) será no sábado, 28/07/201 no Maçal do Chão (Celorico da Beira). + infos em www.tenisguarda.blogspot.pt
NOTA IMPORTANTE: O Duarte Vaz melhorou o seu ténis em relação aos anos anteriores também porque ele este ano lectivo tem estado finalmente a treinar com alguma regularidade na cidade onde estuda (Évora) após ter ja treinado na Guarda quando a Guarda Unida teve uma escola de ténis na cidade mas que infelizmente fechou porta já há alguns anos e isso também não tem ajudado a desenvolver o ténis na cidade e distrito pois sem escolas de ténis onde aprender ou melhor o seu jogo, nunca será possível o ténis vingar em todo o distrito da Guarda, pelo que aqui fica um apelo para os clubes distritais abram as suas portas a esta nova modalidade onde até normalmente são os atletas que pagam os custos com os treinadores com as suas mensalidades das aulas (o CDTA está disponível para ajudar ao arranque das vossas seçoes de ténis, contacte-nos pelo 961815942).